A orquestra

Mantida pela Sociedade Pró-Sinfônica, a Orquestra Sinfônica de Limeira, desde o seu primeiro concerto em 1995, já sob direção artística de seu maestro Rodrigo Muller, construiu uma trajetória de sucesso e intenso crescimento.

A Orquestra Sinfônica de Limeira recebe em suas temporadas anuais, solistas de renome nacional e internacional, engrandecendo ainda mais a qualidade dos espetáculos, agregado ao público, que cresce consideravelmente a cada temporada, onde grande parte dos concertos é apresentada com bilheteria esgotada. Os ingressos para os concertos da OSLI são a preços populares, trazendo à população a oportunidade e possibilidade de acompanhar o trabalho de música erudita.

Vem melhorando o padrão de qualidade a cada temporada, através dos repertórios apresentados, realizando concertos inéditos em sua programação, onde proporciona aos músicos da orquestra acesso ao repertório desenvolvido e executado, visando e incentivando a profissionalização e formação dos músicos, transformando a arte da música em gerador de empregos.

Além do público que compra seu ingresso na bilheteria do teatro, contamos também com a série de assinaturas, adquirida no início de cada temporada, com a vantagem de garantir o ingresso em todos os concertos, sem filas de bilheteria e com a cadeira de preferência, escolhida no ato da assinatura, reservada.

 

ESCOLA LIVRE DE MÚSICA

A Escola Livre de Música (ELM) tem como principal objetivo a formação de músicos, utilizando a música como meio de atividade e expressão cultural.

Oferece gratuitamente a todos o direito de aprender uma nova forma de expressão artística e por meio dela promover cidadania, socialização e ampliação do universo cultural, preparando não somente o consumo cultural, mas o consumo consciente e trabalhando as questões dos sentidos e de valores pessoais que são agregados junto à prática artística.

Os trabalhos artísticos desenvolvidos pela Escola Livre de Música partem da visão da arte como ferramenta de fomento a econômica criativa, pois tem como meta descobrir e preparar músicos, aptos a ingressarem no mercado de trabalho como músicos profissionais em orquestras e diversos grupos, fornecendo estrutura para os artistas poderem se especializar em outras instituições artísticas que exigem conhecimento prévio.

A Escola Livre de Música, como o próprio nome diz trabalha com cursos livres de música através de módulos, onde não se faz necessário conhecimento prévio do instrumento a ser ensinado. A ELM prospecta oferecer ao aluno formação musical completa, pois trabalha a técnica individual de cada instrumento, a teoria e a pratica de conjunto.

A ELM possui várias orquestras formadas em seu núcleo erudito: Orquestra Preparatória, Orquestra de Cordas, Camerata da Orquestra Sinfônica de Limeira e Orquestra Sinfônica de Limeira Jovem.